quarta-feira, 2 de março de 2011

"Belas fachadas, não?"

Imagine-se na posição de um viajante que vem pela primeira vez a nossa cidade. Ao ver a profusão de fachadas antigas, exibindo diferentes épocas, técnicas e estilos, e tendo uma câmera fotográfica em mãos, este viajante hipotético talvez fizesse várias fotos, para depois mostrar a seus amigos e familiares os  belos prédios históricos de Cruz Alta. Suas fotos poderiam ser como estas...








Não é preciso ser um excelente fotógrafo. A beleza de muitas destas fachadas fala por si. Porém embora sejam prédios distintos, todas estas fotos têm algo em comum. Por mais que tentasse, nosso turista não conseguiria desvencilhar-se da quantidade de postes e (principalmente) fios elétricos e telefônicos que, baixos demais, teimam em ficar entre a casa e o fotógrafo. Ao retornar para sua cidade de origem e mostrar as fotos a seus amigos, talvez nosso turista dissesse:
- Belas fachadas, não? Pena que os fios atrapalharam a foto...

7 comentários:

  1. É verdade, essas fotos ficaram ótimas, mas poderiam ter ficado muito melhores, se não houvessem os fios. Outra coisa a comentar sobre isso é o descaso, pois algumas dessas casas e prédios históricos da nossa cidade são maltratados por seus donos ou locatários. É triste ver esse patrimônio se deteriorando cada vez mais, sem nenhuma preocupação com a pintura, sujeira, infliltrações, etc. Infelizmente, daqui a pouco tempo não existirão mais estas belezas antigas para serem apreciadas pelos turistas e muito menos por nós cruzaltenses.

    ResponderExcluir
  2. È a realidade ainda enfrentada nessa àrea, digo ainda, porque toda a movimentação feita em torno desses prédios discussão sobre valor Histórico e sua representação para a sociedade e para o status da cidade, projetos construídos e nunca postos em prática, manchetes de jornal anunciando reformas fantasmas, teem seu espaço apenas no discurso. O que falar da prática de descaracterização de entornos de bens "que deveriam ser protegidos por serem tombados"? Mais prédio se erguerá em Cruz Alta, mas desta vez falo da farmácia ao lado do Museu Erico Verissimo, cujo proprietário do Imóvel já conseguiu a autorização do IPHAE para construção. Em que Legislação devemos acreditar, a quem recorrer se quem deveria respeitá-la, a ignora. Não sou contra o moderno, nem radicalista na preservação de bens móveis, mas algo já constituido e como dito no post anterior a respeito do escritor Erico, já representa uma imagem da cidade (pelo menos no consciente social) deveria ser mais cuidado

    ResponderExcluir
  3. Sério? De que adianta o IPHAE definir poligonal de entorno e recomendar preservação do casario próximo para manter a harmônia da paisagem urbana, e depois dar autorização para a construção de um prédio imediatamente ao lado do museu? São essas contradições que minam a boa vontade de quem se preocupa com as questões patrimoniais. Sem mencionar que trata-se de uma área de alto potencial arqueológico e que a construção de um prédio tende a perturbar irremediavelmente o registro arqueológico. É uma pena que o interesse econômico seja preponderante... Realmente frustrante. Por favor, mantenha-nos informado deste processo.

    ResponderExcluir
  4. Certo, além do mais até para não ferir a ética funcional abri um blog, confesso que relutantemente, para falar destas questões, claro que teri de usar de extrema cautela, afinal sensacionalismo não é meu forte, deixo o endereço aqui quimeraealgomais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que maraviilha essas fotos!!!!

    É MARAVILHOSO alguém perceber as belezas da cidade de Cruz Alta, através de um olhar histórico. Alguns progressistas acreditam que a cidade de Cruz Alta é "velha", e, a expemplo de Ijuí, deveria se "modernizar". Esquecem os progressistas que a modernização de Ijuí foi impulsionada pela especulação imobiliária e a burrice dos próprios habitantes da cidade, pois ao contrário da Europa, Ijuí destruiu tudo! - países desenvolvidos preservam a sua História.( Só gostaria de saber o que fazem as "genialidades" da Unijuí, nos seus intercâmbios, que não percebem a cidade sendo destruída aos poucos).

    Mas tenho certeza de que a administração pública de Cruz Alta se consceintizará aos poucos e fará bons projetos de preservação patrimonial, seguindo o exemplo da acolhedora cidade de Santo Angelo, Imponente e bela cidade missioneira!


    Abraços...

    Letícia

    ResponderExcluir
  6. As fachadas mais bonitas voce tirou as fotos em perspectiva. Voce poderia tirar as fotos dos pórticos dos dois palacetes bem de frente, como as outras de cima? Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Minha cidade, jamais esquecemos as nossas raízes.
    Saudades.

    ResponderExcluir